QN International now in TECHNICOLOR!!!!

Relatórios quase periódicos sobre a visita prolongada de um QN em solo britanico.

Saturday, March 10, 2007

Muitas coisas! muitas coisas!!!

Nossa! o que aconteceu essas semanas não foi brincadeira! um monte de experiêcias boas e ruins marcando mais tres semanas de minha estada aqui! Acho até (aliás, tenho certeza) que vou esquecer de detalhar algo... mas vou tentar escrever o melhor que puder!^.^

Carnaval no Brasil, ano novo na China

Aqui não vi nem sombra do Carnaval. A única coisa que me lembrou que ele existe foi a foto na segunda página do jornal do dia seguinte... mas, em copensação, foi comemorado em China Town (pertinho de Soho) o ano-novo Chinês. Estamos entrando no ano do Javali (ou porco, pra alguns). Meu signo chinês é Javali tb. Será que isso vai me trazer alguma sorte? Esperamos que sim!


China Town - menor do que parece, mas ainda assim, linda.

A passeata começou às 10h da manhã em Trafalgar Square - uma praça enorme com estátuas de mármore e um puta museu. Encontra-se também um obelisco em homenagem à população chinesa residente em Londres.


Trafalgar Square

Eu esperava que seria maior, a parada... mesmo assim muitas pessoas saíram de casa com suas famílias pra ver. Foi abarrotado, mas não tive que esperar muito pra ver toda aquela chinezada andando feliz na Charing Cross Avenue. OS dois da frente usavam mascaras de porco e distribuiam moedas de chocolate pras crianças. Atrás vinham várias pessoas ostentando varas que controlavam partes de um grande dragão dourado que vinha serpenteando sobre nossas cabeças, sempre seguindo uma esfera vermelha que sempre lhe fugia. Atrás dele vinham dançarinos com enormes leques róseos fazendo coreografias aqui e alí. Eles revezavam com um grupo de meninas com trajes icrivelmente detalhados em dourado que também faziam coreografias em estilos distintos. Era tão bonito que eu torcia pra que não acabasse.



Chegando em China Town, a decoração feita pro ano novo já não me surpreendia, pois ela estava alí prontinha durante toda a semana anterior. E continua lá até agora. Mesmo assim é uma belíssima decoração. Milhares de pessoas se amontoavam, procurando um espaço num restaurante local, enquanto pessoas vestidas com cabeças de dragão faziam gracejos e expressões pra chamar a atenção de todos. As crianças ficavam pasmas!

Meridiano 0,00: O meio do mundo.

Nessa mesma tarde, encontrei com umas amigas minhas. Fui pra Greenwich, visitar o museu do tempo. Fica bem pro sudeste de Londres, num dos bairros mais modernos e estilosos de Londres - Canary Warf. E olha que a parte Leste não costuma ter coisas estilosas...

O Observatório de Greenwich - onde tb existe o meridiano - fica numa praça enorme, no alto de uma colina. Pra se chegar lá, é preciso passar por um túnel submerso que foi construído no início do século XIX. Passar por lá lembra muito uma cena de filme de suspense... um corredor interminável, meio úmido, sem lugar pra fugir e com pouca iluminação... Divertido!^^

Subindo o morro, onde esbarramos com brasileiros a cada passo, pudemos ver do lado de fora, em exposição, o único relógio de ponteiros com 24 casas (ohhhhhhh....) e os padões de medida pra polegadas e pés, usados por aqui pra comprimentos (juuuuura??!). Já do lado de dentro das grades, todos os visitantes se reuniam numa faixa metálica encravada no chão, cheia de marcações ao seu decorrer. Cada uma marcando uma cidade do mundo e a sua posição correta na escala de meridianos. Aquele é o meio do mundo. As pessoas acham graça ficar com um pé no ocidente e um no oriente. Bom! É justificável... não é em qualquer lugar que dá pra se fazer isso! Se bem que visitar a linha do Equador deve ser mais divertido. Dá pra fazer experiencias nos dois lados, tipo ver um tanque de água se esvaziando em cada lado, percebendo que em cada tanque a água gira num sentido. É tb desafiador colocar um ovo em pé... No equador é teoricamente o único lugar que dá pra fazer isso. (sem quebrar o fundo da casca, né? Dããã...).

Voltando pra Greenwich, depois de tirar fotinhos no meio do mundo, e de achar a sua cidade na lista de meridianos, e acertar o relógio no relógio atômico do Meridiano Zero, é hora de se entrar no observatório.

Lá se tem a história da marcação do tempo. Visto que a escala de meridianos foi feita pra determinar como cada país lê as horas e quais as diferenças de horários de um lugar pra outro, nada mais justo que fazer um museu sobre relógios! Digníssimo.
O mais interessante foi um relógio que inventaram pra ser usado em alto mar. Sem noso precioso acrílico, teríamos demorado muito pra nos livrarmos do pêndulo que marca os segundos... E os pêndulos são impossíveis de serem usados no mar... O Barco simplesmente não tem referencias de o que é horizontal. Mas seus problemas acabaram! Leve agora mesmo pro seu navio o novíssimo "Tidal Clock"! O aparato de 3 toneladas que vai te lembrar direitinho a hora que vc não deveria ter saído da cama e ido navegar!! Ah! Destque numero dois pro mega-telescópio inacabado e tres pra lojinha de souvenirs!!!

A Lesma e a Alface

Lembram do restaurante que eu estava quando escrevi o post numero 2? Poisé! Acho que fiquei freguês dele. O lugar é razoavelmente barato e muito, mas muito gostoso. Tenho voltado lá toda a semana. E tem uma comida muitíssimo bem feita! Essa semana eu fui com o Serhat e pedimos um tal de Slug Platter. Um puta pratão cheio de petiscos variados - entende-se legumes empanados, torradas ao alho, bruschetas, batatas ao forno e espetinhos de frango temperados - a menos de 4 libras por pessoa, durante o Happy Hour! Excelente pra um bom jantar a dois.
To até pensando em pedir emprego nesse restaurante...

Starbucks... Vai um café aí??

Comecei esse domingo (04/03) a trabalhar no Starbucks. O nome do meu gerente é complicado de dizer... Nào porque é dificil, mas porque é sempre arriscado de se pronunciar... O nome dele é "Sr. Az". Só isso...
Ele é legalzinho, mas eu queria que ele fosse mais amigável. Ele parece cobrar muito de alguém que recebe só 5,35 libras por hora e começou a trabalhar agora... Também pudera! Ele tb trabalha feito um condenado e recebe só 7,50 libras por hora...É! Eu acho que vai demorar até eu ter um chefe legal como a Cássia por aqui! Aliás, que saudade do povo da Surtec! Será que a Paula Pechi já casou? Como será que ela tá? Será que a Celise já tá com mais um funcionário ou ela e a Aline ainda tão correndo feito doidas? Bom Depois eu vejo...



Primeiro dia... Trabalho com umas tres polonesas de nome dificil de lembrar e com um colombiano chamado Jairo. Ele é bem dahora, mas das meninas, tem uma delas que simplemente trabalha demais. Sabe aquelas pessoas que não gostam de ficar paradas, e tb não gostam de ver ninguém parado, mesmo quando não tem nada pra fazer? Bom! Acho que vai ser corrido assim até eu me sentir confiante em trabalhar sem precisar de auxílio...


A fofa da Mihaella no caixa do meu Starbucks. O meu é o menor do nosso distrito, mas mesmo assim a gente é foda!!!

Recebi meia dúzia de livros pra ler e aprender tudo sobre a filosofia Starbucks. Vcs sabiam que o café cultivado na américa do sul possui alta acidez e baixa cremosidade, com predominância de sabores amendoados, enquanto os cafés do leste africanos são mais encorpados, com acidez média-alta e aromas florais e frutais... Já os cafés feitos na Indonésia são levemente acidulados, encorpados e com gosto que lembra terra? E olha que eu nunca gostei de café (deixa meu chefe ler isso...).

Tive pobremas com meu rezistro (ortografia errada em homenagem a Marianna e a Tasinato - nao porque eles escrevem errado... Mas quem trabalhou na Atento sabe que tem muita gente semi-anarfabeta no mundo) no Starbucks logo de cara. Não tenho conta bancária e tb não tenho NIN (National Insurance Number - necessário pra vc trabalhar legalizado em qquer lugar aqui e garatir que o governo britanico vai abocanhar parte do seu dinheiro em impostos). Então meu cadastro dentre os funcionários não pode ser feito. Meu chefe disse que, se ele soubesse que eu não tenho esses dados antes da minha entrevista, ele não teria me contratado... Mas... Minha entrevista pro NIN só poderá ser feita em Abril, e o banco não me abrirá uma conta a não ser que eu leve uma carta do eu empregador (que supostamente eu não teria sem conta no banco) ou se eu pagar uma taxa de 50 libras (que eu preciso trabalhar pra ganhar) e se eu assinar contrato por 12 meses (mas eu só vou ficar aqui mais 7 meses)...

Fiquei puto no meu primeiro dia! Meu gerente disse que eu não posso mexer tanto no meu cabelo! olha que audácia!!! O que eu faço com o meu pente Flaminco então??

Hyde Park vs Ibira

Hoje fui com o Serhat no Hyde Park... Um parque bem grande e agradável no comecinho de Oxford Street. Os parques aqui são bem diferentes dos do Brasil. Eles são grandes campos de grama aparada com pistas que ficam se cruzando... Ao fundo, árvores secas que estão beeem aos poucos criando folhas. Basicamente isso...

Mas o Hyde Park tem algo mais... Depois de se caminhar alguns minutos nessas longas planícies uniformes, encontra-se um belo lago que faz desse parque um lugar mais agradável: Pedalinhos e canoas estão disponíveis pra locação (nem me pergunte o preço). Patos, marrecos e até cisnes povoam o lago, nadando tranquilos e mergulhando aqui e alí na tentativa de abocanhar algum peixe desprevenido. Na mata ciliar (palavra que sempre me lembra da Juliana Flor - mãe de família orgulhosa), esquilinhos lindos e fofos enfiam a cabeça no chão, tentando achar nozes e amendoins que eles podem ter enterrado em algum momento... Até que algum transeunde lhe tente com alguma especiaria mastigável. Eu pude alimentar alguns deles! Eles são muito fofos! Camundongos e coelhos também passeiam pelas árvores, mantendo menor contato com os humanos e suas comidas estranhas.



No final do lago, está a Italian Fountain... pequenos lagos de concreto que joram água gentilmente e adornando uma bela praça da qual fazem parte. Não muito longe, uma estátua em homenagem às estórias de Peter Pan me chamou a atenção. Uma estátua de bronze não muito grandiosa, mas tão bem feita, cheia de fadinhas em volta, com uma aparencia tao pacifica... Quem me conhece mais a fundo sabe que Peter Pan foi minha estória infantil favorita... Então logicamente essa estátua teve um significado todo especial pra mim... Droga! Quero minha câmera!!!

Harrods: Tudo é essencial quando se é fútil!

Logode pois do Hyde park, caminhei um pouquinho até chegar na Harrods: a mais importante loja de departamentos do Reino Unido. São todas as marcas possíveis e imagináveis na vida de uma pessoa preocupada com grifes: Prada, Chanel, Dolcce Gabana, Dior, Lui Viton, Armanni, Gucci, Ralph Lauren, Polo, Lacoste, Swarowski... É tanta marca, tanta gente magérrima te olhando com cara de "Pomposo, porém, convidativo". O banheiro não tem um cara que cuida... Tem sim um mordomo. Olha tudo que quiser. Sinta-se dentre as mais famosas e glamurosas marcas de todos os tempos (Lembrando do meu amado primo Márcio e seu fascínio pela palavra "glamour")... Depois vai em Hammersmith e compre calças de 8 libras! Adooooro!


Harrods, ainda com enfeites de natal

Não tem só roupa e acessórios não! Tem móveis dignos de Tok Stok (se bem que eu ainda prefiro Tok Stok), brinquedos bem basiquinhos, aparelhos eletro-eletrônicos (tipo uma TV da Sony de 6.500 libras) e cafeterias que mantém o padrão quero-ser-chique-porisso-tenho-que-ser-caro do lugar. No subsolo, uma fonte em homenagem à Lady Di e seu noivo, mortos no mesmo acidente. Várias pessoas vão lá jogar moedinhas... Me pergunto, pra quê, meu deus? É como ir almoçar no Fogo de Chão e no meio do almoço, puxar uma garrafa PET de DIet Dolly da mochila. Aiai... Também está em exibição no mesmo andar um pedaço de madeira petrificado, datado de mais de 30.000.000 anos (é o que diz a plaquinha). Inútil, já que ele se parece muito com os pedaços de madeira petrificados de 29.999.998 anos que a gente vê por aí!




Momento Saudade - II

Hj a saudade que bateu é do Rique e do Carlos... Isso inclui o Cesar tb!! Esses tres sempre me fizeram me sentir bem vindo e estiveram alí pro que desse e viesse! Um aninho só que eu conheço essas criaturas e admiro-os pacas des de então. Conheci os três numa mesma época que conheci mais um monte de gente legal... Mas eles foram de uma importância muito grande pra mim nesse período e se destacaram na minha vida de forma ímpar... São pessoas que eu sei que vão sempre fazer parte de muitas boas lembranças... Principalmente das que AINDA vamos ter! (sim! Ainda temos muito que causar! Não esqueçam que eu volto!).

Mamis, Tias, Papis, Maninho, Mary, Roque, Primo, Gatim, Simpa, Luanitos, Brima, tia Jussa, Thom, Lee, Lugui, Wagner, Dinart, Marcos, Cássia... E mais algumas pessoas com quem eu me esforço pra caramba pra manter contato... mesmo eu sempre afirmando que vcs me fazem uma bruta falta, não me sinto bem se não repetir mais uma vez e mais vezes e quantas eu tiver a oportunidade que vcs são importantérrimos pra mim! Eu tenho uma filosofia... Imagina se amanhã acontece alguma coisa comigo e eu não tive a oportunidade de dizer pras pessoas o quão importantes elas são pra mim? Apesar de meio mórbido, esse pensamento é bom, porque faz com que eu não deixe nunca de dar valor a quem merece! E vcs merecem todo o valor que eu puder dar! Londres tá uma barra, mas daqui a pouco eu sei que vou estar muito bem por aqui! Podem ficar tranquilos!!! E eu vou voltar pra casa cheio de coisas boas pra contar, lembrancinhas pra distribuir e uma puta carencia afetiva que vai ser descarregada impiedosamente em todos vcs!

3 Comments:

Blogger Unknown said...

uau qta coisa vc escreveu...mas vou ter q EXIGIR q vc explique o PORQUE da homenagem a mim e ao Tasinato, pois ficou parecendo q somos analfabetos...rssssss...queria ter assistido a parada chinesa com vc...vou mandar um e-mail explicando da Ge...tem muita coisa a ser dita...bjs

5:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Como o Eder disse isso te trouxe realmente muita experiencia e uma riquesa pessoal que só te fez engrandecer... Enqto ao "V-de-viado" a Queer League dá um jeito!

Outra, se num for mto encomodo depois vc tira uma foto de um esquilinho! *_* (amo bichinhus)

Teamomuitãogatinhu e obrigado por se lembrar de mim... espero te contactra sempre e muita sorte pra vc aí tá! ^_^

8:35 AM  
Blogger Luan Granzotto said...

ôh meu nêgo, pode vir com a carência quente que a gente tá fervendo!

e eu tirei uma foto com um pé no ocidente e um pé no oriente.

baaaaahhh.. quero ganhar uma bolsa e ir morar com você!

beijo do magrelo! =*********

1:15 PM  

Post a Comment

<< Home